terça-feira, 22 de maio de 2007

Carta à JUBE - Sobre o blog Heresias na Betesda.

Queridos amigos da Juventude Betesda e irmãos em Cristo,

Há alguns dias que fui surpreendido com uma mensagem no meu Orkut de que um rapaz havia criado um blog denominado ‘Heresias na Betesda’.

Como alguém que respeita que os outros podem ter opiniões diferentes fui ler o conteúdo do Blog e fiquei estarrecido com a quantidade de mentiras e equívocos colocados lá. A mim pareceu fruto de um rapaz (ou devo dizer menino) que compreendeu muito mal o que ouviu ou está querendo causar confusão entre nós, membros da Betesda.

No entanto, recomendo que leiam o que está escrito pra que possam comparar com o que ouvem na Betesda e da boca do próprio Ricardo Gondim e tirar suas próprias conclusões.
www.heresiasnabetesda.blogspot.com/

Não sou advogado do Pr. Ricardo – se fosse, estaria rico com a quantidade de calúmias que teria de defender –, mas não acho justo que alguém faça falsas acusações contra ele, contra a Betesda e contra o Pr. Elienai Cabral – acusado no site de pregar mensagens subliminares.

Neste caso, vim corrigir alguns equívocos que, em minha opinião, esse cara imaturo e mal-educado mencionou. Não conhecemos o Pr. Ricardo de pouco tempo. ELE sempre se mostrou fiel a Deus e não proporia nada contra as escrituras ou que manchem o caráter divino:

(Até recomendo que visitem o site dele – www.ricardogondim.com.br – e leiam os estudo bem como assistam os vídeos postos no You Tube e vejam quão maduro ele está!)

1. O Ricardo Gondim não está impondo nada a ninguém. Se Deus, que tem todo o poder, não o costuma usar pra coagir suas criaturas você acha que o ele faria assim com o Colegiado de Pastores? E quanto ao fato dos pastores terem que ficar na Betesda ‘pra não passar fome’, isso é ridículo. Se eles são homens de Deus, sua congregação permanecerá com eles sempre, mesmo que (se fosse o caso) eles saiam da Betesda.

2. Não há mensagens subliminares em culto nenhum. Isso é baixaria e apelação.

3. O Ricardo Gondim não disse que Deus não pode influenciar nossas vidas. Apenas espera que aprendamos a viver como Jesus que não ficava invocando um anjo a cada tribulação que lhe sobrevinha. Eu acho que é sábio pra todos que Deus não fica interferindo todo segundo no desenrolar da história. Não porque Ele não seja soberano, mas porque não há motivos pra isso. Não somos crianças. Vamos trabalhar duro, assumir nossas responsabilidades e deixar os impossíveis com Deus.

4. O Ricardo Gondim não disse que não podemos pedir bênçãos, apenas que não podemos viver só de benção e ficar bitolados em aprender técnicas para conseguir a benção de Deus. Temos que aprender a viver como humanos, que é o que de fato somos, e que vamos passar muitas tribulações e dificuldades. Não acredito que Deus vai ficar me livrando de probleminhas a toa e enchendo-me com facilidades da vida. Antes, creio que ele vai estar comigo nas dificuldades e fazer com que eu saia refinado como o mais fino ouro.

5. O Ricardo Gondim não disse que Deus não é soberano. Deus é e pode fazer o que quiser a hora que quiser. O que Deus não faz é ficar usando seu poder e sua soberania irresponsavelmente e a todo segundo pra ficar brincando de marionete com o Universo. Precisamos aprender com o livro de Jô que há um universo moral no mundo espiritual e que Deus não tomará atitudes erradas porque ELE É SANTO e sua santidade não admite irretidão.

6. Deus pode intervir quando, onde e como ele quiser. Aliás, concordo que essa afirmação que ele tudo pode é sem graça. Se ele é Deus como pode ser limitado. Já está incutido em sua palavra com ‘D’ maiúsculo que ele tudo pode.

7. Ao fato de podermos fazer escolhas damos o nome de livre arbítrio. E se Deus não fica intervindo toda hora ele não o faz porque não quer simpismente, mas também porque não criou o mundo pra ser sua massa de manobra. Tolos como o autor deste Blog esquecem que Deus tem caráter e dignidade e não faz coisas que possam manchar sua reputação. Não porque não possa, mas porque sua natureza é santa.

8. Deus não só arriscou não ter nossa companhia ou a dos anjos ao nós criar como em dado momento se arrependeu de ter-nos criado. Isso não significa nenhuma falha no caráter de Deus porque Deus é completo mesmo sem nós. Deus não necessita de mim e de você no sentido de realizar-se e/ou existir. Ele é o ‘EU SOU’. Mas nós podemos não querer estar com Deus e pronto! Não significa falha. Deus não nos criou pra darmos certo, como um projeto que tem de ter êxito. Deus nós criou para relacionarmo-nos com ele e correu sim o risco - desde que não usasse sua soberania espuriamente – de ver todos os seres humanos darem-lhe as costas. Mas graças a Deus que alguns de nós compreendemos o seu amor, cujo tamanho não posso descrever, e nós voltamos pra ele!

9. Sim, a oração do homem pode fazer com Deus mude de idéia e isso não significa nada. Apenas que eles nos ama e atende ao nosso clamor segundo sua soberana vontade. Moisés, Ezequias e outros são exemplos disso... Não é que Deus não saiba o melhor jeito de fazer. Mas é que ele não é bitolado como o autor deste tal blog que acha que tudo só tem um jeito de dar certo e que Deus ta enclausurado nesse jeito.

Quero só acrescentar que aqui estão opiniões minhas e que me responsabilizo pelo que disse. O que disse a respeito do Pr. Ricardo e da Betesda é a impressão que me tem sido dada pelo que vejo e ouço. Se houver algum erro, me desculpem.

Abraços a todos e que a paz de Deus que excede todo o entendimento esteja com vocês!

Ricardo Facó
Embaixador de Cristo

Um comentário:

Edilson de Holanda disse...

Olá caro amigo. Saudades de nosso tempo de convivência. Gostei de seu texto. E acho que vc deve sim aproveitar o que há de bom na Teologia Relacional para ser mais íntimo de Deus. Acho que o blog que vc citou acerta em algumas alusões à TR e erra muitas vezes nas conclusões. Escrevi em meu blog sobre isso e abordo o tema sob o ponto de vista teológico, levando a sério as "afirmações relacionais", desenrolando-as e concluindo algumas coisas.
Respeito demais sua opinião, embora ache que a TR tem contradições profundas. Isso não quer dizer que tenha alguns princípios verdadeiros e úteis. Quando vc ler meu texto verá tentei ser o mais imparcial possível. Leia:

http://edilsondeholanda.blogspot.com/

Abração!!!!