sexta-feira, 18 de maio de 2007

Jesus, quem foi este homem?

Afinal, Jesus era Deus, foi um bom mestre da moral, era um louco ou uma lenda? As pessoas falam tanto Dele e tantas coisas a seu respeito. Será que podemos saber de fato quem ele era?
Quando nos defrontamos com as reivindicações de Jesus só há essas 4 possibilidades: ou ele foi um mentiroso, ou uma lenda, ou um louco ou a Verdade. Uma exclui a outra.
Alguns afirmam que Jesus era um grande mestre da Moral. Ora, mas isso é contraditório, pois é contra a moral mentir. E já que ele afirmava ser Deus ‘sem ser’ estaria se contradizendo!
Outros afirmam que Jesus estava enganado consigo mesmo, ou seja, estaria louco. Mas não encontramos nenhuma evidência de sua loucura. Pelo contrário, foi sempre muito calmo e sereno nos piores momentos. Basta analisar suas histórias na Bíblia para constatar que ninguém parecia tão lúcido como Ele.
Há também quem diga que as pessoas que colocaram essas palavras em sua boca, ou seja, Ele é uma lenda. Mas as descobertas arqueológicas demonstram que as 4 biografias de Cristo foram escritas durante a vida dos contemporâneos de Jesus. As pessoas o conheciam. E logo desmascarariam qualquer invenção sobre Jesus. Eles o crucificaram injustamente porque não queriam aceitar suas reivindicações. Não deixariam essa “loucura” ir adiante tal como não querem ouvi-la hoje. Crer em Jesus tem muitas implicações, renúncias, que a maioria das pessoas não está disposta a fazer. Além disso, todos os seus discípulos tiveram mortes cruéis. Ninguém se entregaria à morte por algo que não tivesse certeza de ser verdade, por uma lenda.
Fica fácil, então, verificar porque Ele é quem afirmava ser: O Filho do Deus vivo. Mas, e quais as credenciais de Jesus? Qualquer um pode sair por aí dizendo que é a verdade, mas bastam 5 minutos para desmascará-lo analisando sua vida. Mas com Jesus não é simples assim, pois seu caráter coincidia com suas pretensões. Jesus não é comparado conosco, ele é contrastado com todos. Ele é tão singular quanto Deus. Jesus era sem pecado(Jo 8:46), não havia senso de falha moral nele. Nem Pilatos reconheceu falha nele.
Em Jesus encontramos a personalidade perfeita: Completa consciência de Deus, e completas dedicação e consagração a ele. Inteligência que não sufoca a fé, oração que não substitui o trabalho, zelo sem fanatismo irracional. Perseverança sem obstinação, bondade sem degenerar em fraqueza, ternura sem sentimentalismo, submissão a Deus sem mal-humor, moderação sem severidade, amor pelo pecador e severa rejeição ao pecado, coragem com cautela inteligente, firmeza com bondade.
Além disso, Jesus revelou poder sobre a natureza, sobre as enfermidades e doenças, atributos que só Deus tem. E a principal prova é a sua ressurreição. Cinco vezes Jesus predisse que ia morrer e que em 3 dias ressuscitaria dentre os mortos e apareceria a seus discípulos. E apareceu. Foi grande o número de pessoas que o viram. Por verem-no ressurreto foi que seus discípulos que o abandonaram na crucificação tornaram-se cheios de coragem e arriscaram suas próprias vidas morrendo como mártires para que você pudesse ouvir essa mensagem.
Quando esteve entre nós fez certas afirmações a respeito de si mesmo que cada um de nós precisa constatar se são legítimas ou não, pois é nossa eternidade que está em jogo. Segundo Jesus, conhecê-lo era conhecer a Deus(Jo 8:9;14:7), vê-lo era ver a Deus(Jo 12:45;14:1), crer nele era crer em Deus(jo 12:44;4:1), recebê-lo era receber Deus(Mc 9:37), odiá-lo era odiar a Deus(Jo 15:23) e honrá-lo era honrar a Deus(jo 5:23).
“E VOCÊ O QUE VAI FAZER DE JESUS CHAMADO CRISTO?”
NENHUMA PESSOA QUE ESTEVE COM JESUS PERMANECEU A MESMA. O ENCONTRO COM O NAZARENO MUDOU SUAS VIDAS: “Ninguém nunca me falou como ele falou!”; “Pra onde iremos nós se só tu tens palavras de vida eterna!?” ; E VOCÊ NEM A SUA VIDA PERMANECERÃO OS MESMOS. CONHEÇA JESUS E DEIXE QUE ELE ENCANTE VOCÊ E TE TORNE UMA PESSOA MELHOR.
“Eu sou O Caminho, A Verdade e A Vida. NINGUÉM vem ao PAI a não ser POR MIM.” - DISSE JESUS.

Ricardo Facó
A Ele toda honra e toda a glória para todo o sempre.

Um comentário:

Edilson de Holanda disse...

Cara, parabéns por está anunciando a mensagem da cruz, coisa de que sentimos tanta falta hoje, e por disponibilizare um meui público uma oportunidade de se ouvir falar de Jesus como ele é.

Valeu!