sexta-feira, 1 de junho de 2007

Um RECADO aos pastores!

Queridos pastores,

É com grande tristeza que venho lhes dizer que estou profundamente decepcionado com vocês.
Salvo uns 5 da categoria, vocês já não conseguem atingir o propósito para o qual existem!

Estou cansado de ouvir pregações cheias de introduções mirabolantes e com 3, 4 ou 5 pontos que devemos "aprender do texto". Isso até parece uma 'mandinga.' Parece que vocês têm que levar algo pro domingo e ficam pensando e meditando até tirarem algo da Bíblia que possa intelectualmente nos deixar satisfeitos. Vocês não aprendem nada de Deus durante a semana, não? Eu quero saber em que que muda a minha vida quando eu ouvir o texto, se não, é só intormação!

Eu não quero mais palestra de auto-ajuda.
Também não quero ir pra igreja pra que se fique fazendo um joguinho de culpa em que eu nunca posso descansar, pois sempre estou devendo a Deus.

Quero aprender princípios nobres.
Quero homens que preguem a ousadia do evangelho porque a parte fácil eu já sei de carteirinha.
Quero homens que me confrotem sem me acusar/rebaixar, mas me estimulando.
Quero ver facetas do meu Deus que eu não conhecia.
E quero mais do que tudo que vocês me ensinem a pôr a palavra em prática, pois "Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural, pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar."

Vocês estão gerando uma geração de ouvintes mórbidos não praticantes. E é por isso que Jesus cai em descrédito: porque tem muita conversa e teoria, mas pouca prática.

Não irei a me estimular a ir a igreja enquanto vocês se preocuparem tanto com a perfomance esquecendo-se do essencial. Assistir a um jogo de Futebol é mais interessante, menos repetitivo e entediante!

Minha tristeza é perder a companhia dos irmãos... Mas posso encontra-los em outro momento!

Mas vou continuar a seguir o meu Jesus, aquele de quem o guarda voltou impactado aos fariseus depois ter ido cumprir um ordem de prisão e disse: "Ninguém nunca me falou como ele falou!"

Ricardo Facó
Embaixador de Cristo

2 comentários:

Edilson de Holanda disse...

Amigo,

Vc sabe que compartilho de muitas idéias com vc a respeiro disso. E quanto ao tema, cansei de tanto estar cansado!

Em relação ao sistema, é bom até revermos o nível de esperança que colocamos...

Mas de uma coisa eu sei: temos que acrescentar algo("s") de bom, pela renovação da nossa mente. (Rm 12: 1).

Boa reflexão e desabafo corajoso...

Paz cara!

Cleiton Fiuza disse...

Gostei desse texto, Ricardo. Creio que muitos CRISTÃOS (não digo crentes) concordam contigo nesses pontos citados.
Infelizmente, os pastores transformaram-se ou em "ministros de auto-ajuda", uma espécie de psicólogos cristãos modernos, ou em "mestres do púlpito", que discorrem por horas sobre história, filosofia, ciência, política, mas sua mensagem principal sobre Cristo resume-se em 5 minutos. Ambos estão em uma tentativa alucinada de apenas manter as pessoas na igreja.
É verdade, infelizmente, a grande maioria dos pastores têm falado o que as pessoas querem ouvir e não mais o que elas "precisam" ouvir.
Abraço e Paz.